O QUE O CINEMA PODE TE ENSINAR SOBRE FOTOGRAFIA

BEM-VINDO AO FANTÁSTICO MUNDO DO CINEASTA AMERICANO, WES ANDERSON.

Por aqui, tudo é excêntrico e colorido. Para quê dosar os tons das cores se podemos explorar as sensações que elas despertam?

Para quem não conhece, o Wes Anderson não costuma produzir grandes bilheterias, mas cuida para manter um grupo fiel de admiradores. O Grande Hotel Budapeste, lançado em 2014, foi um de seus filmes mais notáveis, mas a preocupação em deixar sua identidade nos mínimos detalhes em obras como Os Excêntricos Tenebaums (2001), a animação O Fantástico Sr. Raposo (2009) e Moonrise Kingdom (2012), entre outros, foi o que o tornou único.

Cada cena filmada pelos olhos que percorrem este mundo, é uma fotografia única, combinando paletas de cores, com simetria e retrato de personagens caricatos. Uma lição de perfeição levada ao pé da letra.

E se você quiser viver num lugar rodeado de inspirações, pode pegar sua câmera e começar a criar, você desembarcou no ambiente certo. Aproveite e suba suas fotos no Instagram usando a hashtag #EraUmaWesAsPaletas, a proposta do movimento é incorporar a identidade dos filmes de Wes e recriar a atmosfera, contexto ou algo que remeta à sua identidade por meio do seu olhar.

Depois, lembre-se que você não precisa estar no mundo que acabei de te apresentar para buscar inspirações, pois elas estão ao seu redor, em tudo o que você lê, assiste, vê. Aprenda a apurar os seus sentidos, pois eles vão te tornar autor de obras que vão provocar outras sensações. E sempre que precisar, volte aqui, seu passaporte que te leva além de suas fronteiras, já está carimbado.