PROJETOS DA COLÔNIA: #XCENTRICXMAS

O OLLE, UM DOS MEMBROS DA COLÔNIA, RESOLVEU JUNTAR O CLIMA DO NATAL COM FOTOGRAFIA E LANÇOU O PROJETO #XCENTRICXMAS.

Qual é a história do projeto?

Estava pensando em desenvolver um projeto pessoal há algum tempo, principalmente depois de estar cercado por coisas que me inspiram no Brasil. O conceito deste projeto veio logo após minha família retornar para a Suécia, depois de um tempo hospedando-se por aqui. Queria voltar à minha rotina fotográfica, então, após uma noite de insônia e com o orçamento baixo, resolvi transformar meu pequeno apartamento, em um estúdio de excentricidades natalinas, junto com 25 modelos.

Qual foi sua inspiração para o projeto?

A ideia nasceu à partir do Natal e o exagero de algumas decorações, se observarmos com o olhar atento, é uma época excêntrica e até mesmo, um pouco surreal, beirando o kitsch. Admiro pessoas que alinham suas ideias de fotografia à uma visão de mundo, durante os ensaios, minha amiga Carolina, me recomendou como referência, o trabalho do Tim Walker, me apaixonei imediatamente, seus resultados vão muito além do que qualquer coisa que já fiz, mas certamente, influenciou bastante a  finalização do meu calendário.

Qual você acredita que é o objetivo dele?

Dezembro é um mês cansativo e cheio de expectativa para as festas de fim de ano, o objetivo é promover um exercício de paciência coletiva até o grande dia, tanto para mim, quanto para meus seguidores. Após seu término, no dia 25, quem sabe eu não posso transformá-lo num calendário real?

Se você pudesse dar um conselho pra quem tem um projeto que ainda não saiu da gaveta, qual seria?

Essa é uma pergunta difícil, pois tenho mil projetos para tirar da gaveta. As ideias vêm quando menos esperamos, no ônibus, almoço, elevador, então, não hesite em anotar tudo e contar para seus melhores amigos. Ter uma rede de pessoas que te motiva, sempre facilita tudo.

Percebemos que ele é baseado em retratos, você tem dicas de fotos para alguém que está aprendendo?

Há sempre uma diferença entre a ideia da foto e seu resultado, exercitei muito essa quebra de expectativa durante o projeto. Por exemplo, percebi que a distância entre a câmera e o modelo ia mudando de acordo com os acessórios que usava, a combinação do flash com uma lente 35mm resultou em tons mais suaves. Sobre programas de edição, ainda sou aprendiz, mas o Lightroom sempre me surpreende com suas funções. Desenvolver qualquer tipo de projeto, já é um grande aprendizado!

Você quer agradecer alguém?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer meus 25 modelos que toparam usar os objetos e maquiagens excêntricas sem pestanejar. Tivemos de tudo: lágrimas, neve falsa e até a participação de um mascote. Todos foram muito pacientes e contribuíram com ideias, sem a ajuda deles, este projeto não existiria! Também quero agradecer meu marido, que me ajudou muito nos ensaios e no processo criativo. Obrigado à todos que se envolveram com o projeto, desejo um Feliz e Excêntrico Natal à vocês.

Veja o resultado final do #XcentricXmas e continue acompanhando o Olle, no Instagram.